autismo-altera-a-substancia-branca-do-cerebro-com-o-passar-do-tempo

Autismo altera a substância branca do cérebro com o passar do tempo

O autismo é uma condição complexa, que ainda atrai olhares, pesquisas e buscas por respostas da ciência. Inclusive, já ressaltamos aqui no Canaltech cinco coisas que ninguém te contou sobre o autismo. Nesta terça (23), um estudo — conduzido pela Yale University e publicado na Radiological Society of North America — indicou mudanças significativas na estrutura da substância branca do cérebro em adolescentes e adultos autistas.

Essas mudanças foram mais notáveis na região que facilita a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro. Para entender melhor essa relação, os pesquisadores utilizaram uma técnica de ressonância magnética que mede a conectividade no cérebro, detectando como a água se move ao longo da substância branca (um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios).

Autismo altera a substância branca do cérebro com o passar do tempo, sugere estudo da Yale University (Imagem: Fakurian Design/Unsplash)

O grupo analisou dados clínicos de 583 pacientes e criou mapas para detectar as mudanças na substância branca. “Em adolescentes, vimos uma influência significativa do autismo. Em adultos, o efeito foi ainda mais pronunciado. Nossos resultados apoiam a ideia de conectividade cerebral prejudicada no autismo, especialmente em tratos que conectam os dois hemisférios”, afirmam os pesquisadores.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Na prática, a ideia do grupo de cientistas da Yale University é ajudar a melhorar o diagnóstico precoce de autismo e fornecer biomarcadores objetivos potenciais para monitorar a resposta ao tratamento.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 10 atores de Harry Potter que já morreram
  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Veja os benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
  • Microsoft libera novos emojis para o Windows 11, mas eles não são como prometido
  • Nosso cérebro encolheu ao longo dos últimos milênios; o que isso significa?