Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

atualização deixará você usar o iPhone como webcam


Durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), evento anual da Apple que ocorreu nessa segunda-feira (6), foi anunciado o novo sistema operacional macOS Ventura que chega para suceder o macOS Monterey e traz atualizações e novos recursos valiosos. Entre eles, a Continuity Camera, que possibilitará ao usuário utilizar o iPhone como webcam no MacBook e a Stage Manager, um novo controlador de janelas que visa ajudar o usuário a manter o foco em suas atividades e otimizar a organização das janelas abertas no dispositivo.

Stage Manager — Novo controle de janelas

Stage Manager é o novo controlador de janelas do macOS Ventura (Divulgação/Apple)

A nova ferramenta de organização, denominada Stage Manager, tem como objetivo ajudar o usuário a manter o foco em suas atividades permitindo alternar mais facilmente entre as janelas no macOS Ventura. A ferramenta organizará automaticamente os aplicativos e as janelas abertas na lateral da tela — ou os aplicativos que o usuário deseja acessar facilmente — enquanto centraliza o aplicativo no qual o usuário está trabalhando. Também será possível reunir janelas e apps em grupos específicos para tornar mais eficiente os trabalho que necessitam de diferentes aplicações.

Continuity Camera — A câmera do seu iPhone ligada ao Mac

Utilize seu iphone como webcam com a continuity camera (divulgação/apple)
Utilize seu iPhone como Webcam com a Continuity Camera (Divulgação/Apple)

Sempre quis uma Webcam com a qualidade do seu iPhone? Com o macOS Ventura será possível utilizar o seu iPhone como Webcam sem a necessidade fios. E melhor, o Mac poderá utilizar automaticamente a câmera do iPhone sem a necessidade de ativação quando os dispositivos estiverem próximos. Além disso, há recursos incríveis para tornar essa utilização ainda mais contínua e eficiente. E nunca foi tão fácil manter suas chamadas do FaceTime. Com a chegada do Handoff ao sistema operacional, é possível transferir as chamadas para qualquer outro dispositivo Apple com apenas um clique.

Macos ventura: atualização deixará você usar o iphone como webcam. O macos ventura é anunciado no wwdc e possui um novo controle de janelas; saiba tudo o que há de novo obre o anúncio da apple
Recurso Desk View utiliza as câmeras do iPhone para mostrar, ao mesmo tempo, o rosto do usuário e uma visão da sua mesa, através da lente ultrawide (Imagem: Apple)

A Continuity Camera possui modo retrato, conta com o efeito Studio Light que ilumina o rosto do usuário enquanto escurece o fundo do vídeo, e poderá ativar o Desk View. Para isso, o recurso irá acessar a câmera Ultra Wide do iPhone e, com auxílio de inteligência artificial, mostrar ao mesmo tempo o rosto do usuário e uma visão aérea de sua mesa, uma opção muito funcional para criar vídeos tutoriais, fazer unboxings ou exibir esboços durante videochamadas.

Spotlight — Design atualizado

O spotilight teve seu design atualizado (divulgação/apple)
O Spotilight teve seu design atualizado (Divulgação/Apple)

O Spotlight do macOS Ventura tem um design atualizado para facilitar a navegação do usuário incluindo resultados avançados para pesquisas de cultura, esportes ou negócios. O modo de visualização rápida (Quick Look) permite aos usuários pré-visualizar arquivos e a realizar ações, como iniciar cronômetro ou abrir um documento garantindo um aumento na produtividade. Agora também é possível pesquisar imagens por local, pessoas, cenas ou objetos, e até mesmo pesquisar por texto dentro das imagens utilizando o recurso Live Text, na biblioteca, no sistema ou na web.

Compartilhamento no Safari

Compartilhe guias com outros usuários no safari (divulgação/apple)
Compartilhe guias com outros usuários no Safari (Divulgação/Apple)

Com o macOS Ventura agora é possível navegar junto com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Compartilhar suas guias e verificar o que os usuários estão visualizando em tempo real. Além disso, é possível criar uma página inicial compartilhada com um grupo de pessoas para listar seus conteúdos favoritos. Dessa forma, se você está planejando as próximas férias com os amigos ou até mesmo uma apresentação de trabalho, é fácil visualizar o que os outros usuários estão pesquisando e prever suas ideias. Além disso, você pode iniciar conversas escritas ou videochamadas com o Facetime diretamente no navegador.

Desfazer o envio de mensagens no Mail

Agora você cancelar um e-mail enviado em um curto período (divulgação/apple)
Agora você cancelar um e-mail enviado em um curto período (Divulgação/Apple)

O Mail passa pela maior reformulação em muitos anos. Antes mesmo de digitar, é possível encontrar o que está procurando! A pesquisa se tornou mais precisa para fornecer os resultados mais relevantes para os usuários, encontrando e-mails, contatos, documentos e fotos em sugestões instantâneas. Os e-mails podem ser agendados e até mesmo cancelados em um curto período após o seu envio. A correção do texto será automática, e o Mail irá detectar automaticamente se está faltando na mensagem itens como anexos ou destinatários.

Passkeys — o futuro das senhas

Macos ventura: atualização deixará você usar o iphone como webcam. O macos ventura é anunciado no wwdc e possui um novo controle de janelas; saiba tudo o que há de novo obre o anúncio da apple
Com o recurso Passkey, a Apple pretende eliminar as senhas para, ao mesmo tempo, oferecer mais segurança aos usuários. (Imagem: Apple)

O futuro das senhas chega com a função “passkeys”, que impede que a sua aprovação de acesso saia do computador, funcionando apenas no dispositivo cadastrado e em sites compatíveis — para isso, a Apple já está trabalhando com a Microsoft, o Google e a Fido Alliance para implementar as passkeys em plataformas móveis, desktops e navegadores. O objetivo é substituir as senhas complexas utilizando informações do seu dispositivo e sensores biométricos integrados (como o Touch ID/Face ID) para a autenticação em sites e serviços. A novidade impede o roubo de senha e phishing.

Disponibilidade

O macOS Ventura ainda não está disponível para os usuários. Apenas membros do Apple Developer Program já podem conferir a versão beta do sistema operacional, que só será pública para os demais usuários de Mac no próximo mês. A previsão é que a versão final esteja disponível em setembro ou outubro (outono nos Estados Unidos) desse ano.

Veja também:

Apple M2: veja as vantagens e especificações da nova geração. Construído com tecnologia de 5nm de 2ª geração, o Apple M2 suporta até 24 GB de memória unificada e promete excelente eficiência energética.

Fonte: Apple.





Veja mais