Astronautas instalam painéis solares na Estação Espacial Internacional


Neste domingo (20), os astronautas Shane Kimbrough, da NASA, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), instalaram dois dos seis novos conjuntos de painéis solares na Estação Espacial Internacional (ISS). A caminhada espacial, que durou cerca de 6h28, foi concluída por volta das 15h10 (horário de Brasília).

Foram implantados novos conjuntos de painéis solares ISS Roll-Out Solar Array (iROSA) no lado esquerdo (bombordo) da estrutura de backbone da estação (P6), informou a NASA. Na quarta-feira (16), os astronautas realizaram outra caminhada espacial, mas tiveram atrasos técnicos na ocasião e fizeram a instalação parcial do equipamento.

Esta é a quarta vez que Pesquet realiza uma caminhada espacial, enquanto Kimbrough realizou sua oitava.

Próxima caminhada agendada

“Kimbrough e Pesquet desdobraram com sucesso o painel solar, fixaram-no no lugar e conectaram os cabos à fonte de alimentação da estação para completar a implantação”, disse a agência norte-americana em comunicado.

De acordo com a NASA, a segunda atualização do painel solar está prevista para o canal de energia 4B (P6). Esta outra caminhada espacial está agendada provisoriamente para a próxima sexta-feira (25).

No total, a agência informa que seis dos oito canais de energia da ISS serão atualizados. Isso garantirá, entre outros, suprimento de energia suficiente para “as demonstrações de tecnologia de exploração da NASA para [o projeto] Artemis”.

Continuar lendo >>