Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Assistente do Google responderá comandos sem você precisar dizer “OK Google”


O Google I/O 2022 é o evento da empresa para desenvolvedores que também permite que os consumidores finais saibam das novidades que chegarão em breve no Android. E é claro que o Assistente do Google, que está presente em nosso dia a dia de uma forma bastante ampla, não ficaria de fora disso.

A gigante dos navegadores anunciou duas novas formas de uso que deixam o “Ok Google” de lado, mas será necessário que você tenha o Nest Hub Max para ter acesso a isso. Entenda a novidade agora mesmo.

Olhe e Fale para o Google Assistente

Por mais que o “Ok Google” esteja sendo utilizado por boa parte dos usuários de Android, a Google deseja deixar este hábito de lado para quem possui o Google Nest Hub Max.

De acordo com o exemplo apresentado hoje, basta que o dono de um aparelho como este ative a câmera e microfone então passe a olhar fixamente por não mais que cinco segundos para que o Assistente do Google esteja pronto para responder aos comandos. o funcionamento acontece desta forma:

Com o nome de Look and Talk, ainda não há informações de que este recurso seja disponibilizado para smartphones e tablets, mas aparentemente, este não é o foco. Na prática, você não teria mais que fazer a ativação por voz ou ao apertar um botão. O Google Nest Hub Max não é vendido de forma oficial no Brasil, mas pode ser encontrado por importação independente pela faixa de preço médio de R$ 1 mil.

Pedidos rápidos

Ainda dentro do espectro de produtos como o Google Nest Hub Max, a empresa desenvolvedora do Android também anunciou que ações mais rápidas também não exigem a introdução “Ok Google” para serem feitas. Se o usuário quiser ativar ou desativar um alarme, ligar ou desligar as luzes ou até mesmo saber o horário atual, basta falar o comando de forma natural.

Novidade deve estar disponível apenas para donos de Nest Hub Max
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O Assistente do Google está sendo atualizado a partir de hoje e não há previsão de que os pedidos rápidos sejam disponibilizados para smartphones e tablets. Como apenas o Google Nest Hub Max foi utilizado nos exemplos de uso, espere utilizar a novidade apenas se tiver um aparelho como este.

Fala natural

Fechando as novidades do evento de hoje, a nova atualização permitirá que as respostas sejam encontradas mesmo que as informações sejam mínimas.

Por exemplo: se você gostaria de ouvir uma música, mas não sabe o nome completo da banda, o Assistente do Google irá compreender o que precisa, completando os comandos. Ao confirmar que era isso que precisava, então a ação será realizada.

Novidade sem ok google apresentada no google i/o 2022
Novidade permitirá respostas com informações incompletas
(Foto: Reprodução/Google)

O recurso de fala natural também poderá ser utilizado para mais do que música. Se o usuário solicitar informações sobre o clima de uma cidade que não mora e a inteligência artificial identificar o erro, então uma frase correta, indicando o engano, será dita. É uma forma que o Google encontrou de tornar o uso mais natural e menos robotizado.

Esta funcionalidade estará disponível para todos os usuários em breve, juntamente do Android 13 e Pixel Watch, primeiro relógio inteligente de fabricação própria da Google.

O que achou de todas as novidades? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Sabia que o Google Assistente agora responde comandos abusivos como uma forma evitar ataques? Entenda a novidade que foi lançada na semana passada.

Fonte: Blog do Google





Veja mais