Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Apple pode lançar novo iPhone com maior resistência contra água e pressão


Novas patentes publicadas pela Apple mostram que a marca poderá implementar mudanças estruturais em seus próximos dispositivos, algo especialmente útil para o iPhone e o Apple Watch, que costumam ser mais usados em ambientes desafiadores. As documentações revelam um ponto principal de melhoria: o aprimoramento de sensores para detecção de pressão externa.

  • Apple estaria testando tela e-ink colorida para iPhone dobrável
  • Apple testa iPhone e acessórios com USB-C para substituir Lightning em 2023
Proteção de componentes internos é preocupação para próximos dispositivos (Imagem: AppleInsider)

A documentação é intitulada como “Dispositivo eletrônico com sensor de pressão melhorado”, e discorre sobre como a manutenção de uma pressão dentro dos limites é fundamental para o correto funcionamento do produto.

A patente também indica que os itens eletrônicos estão sendo utilizados em ambientes cada vez mais extremos, como na neve ou caminhadas em montanhas. Por isso, a preocupação com os materiais que acessam a parte interna do dispositivo é crescente.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

No geral, o registro de 7 mil palavras não diz respeito especificamente a como evitar a entrada de água nos produtos. Na verdade, ele aponta possíveis formas de fazer com que um dispositivo mais selado funcione como um transdutor de pressão.

Em outras palavras, isso representaria uma maneira de medir a pressão externa com o próprio aparelho, a partir de dados registrados em um ambiente relativamente enclausurado. Para isso, seria utilizado um sistema de cavidades que se comunicaria diretamente com o meio externo, mas minimizando o risco de danos causados pela entrada de água ou outras substâncias líquidas.

Isso permitiria aliviar a pressão interna caso fosse necessário, além de poder ser usado para impedir de maneira mais eficiente a entrada de líquidos no processo.

Dispositivos poerão medir pressão de forma mais precisa (Imagem: AppleInsider)

Existe uma preocupação adicional com os próximos dispositivos, já que a instalação dos componentes internos dentro de uma estrutura muito fechada pode causar problemas de superaquecimento. Por isso não é possível, a princípio, fechar completamente o aparelho para evitar a entrada de água.

Além disso, diferenças de pressão entre o ambiente interno e externo podem causar outros problemas graves no funcionamento do aparelho. Como exemplo, o display de um celular pode ser forçado para fora caso a pressão interna seja mais alta.

Não é especificado na patente qual dispositivo poderá contar com as melhorias citadas, mas espera-se que elas sejam aplicadas em representantes de diversas linhas como o iPhone, iPad e Watch.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Megaestruturas alienígenas ao redor de anãs brancas podem indicar civilizações
  • Astronauta fotografa o eclipse lunar a partir da estação espacial; confira!
  • 7 linguagens de programação recomendadas para o desenvolvimento web
  • Explosão de anã branca é observada em “tempo real” pela primeira vez
  • Quanto custa um motor elétrico para carros?



Veja mais