aplicativo-de-previas-do-psdb-tem-falha-que-permite-descobrir-os-votos-dos-participantes

Aplicativo de prévias do PSDB tem falha que permite descobrir os votos dos participantes

No último domingo (21), o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) precisou interromper suas prévias, procedimento que visa escolher o candidato do partido à presidência da república, por um problema de instabilidade no aplicativo de votação. Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus; o governador de São Paulo, João Doria; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disputavam as prévias.

De acordo com informações do Professor e Doutor Paulo Matias, do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o aplicativo de prévias do PSDB não segue a cartilha de boas práticas de segurança cibernética. O problema mais grave é que uma invasão poderia interceptar o registro dos votos e mostrar quem votou em quem.

Matias aconselha que o PSDB substitua o aplicativo por uma plataforma de confiança com código aberto e verificável fim-a-fim. Este tipo de tecnologia é um requisito fundamental para qualquer processo de votação online por fornecer um código de rastreamento que dá garantia criptográfica de que o voto do eleitor foi realmente contabilizado para o resultado. Ele recomendou a plataforma Helios Voting.

Clique aqui para ler mais