Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Antecipação de recebíveis: o que é e como funciona


Quer saber o que é antecipação de recebíveis? Entenda mais sobre o conceito de antecipação de valores disponíveis e quando esta alternativa é uma boa opção para o seu negócio!

As compras na opção crédito oferecem vantagens para os consumidores que não possuem o valor total do produto ou serviço no momento da compra. 

E para os empreendedores e comerciantes esta opção auxilia na geração de receita pelo maior potencial de vendas em quantidade. Porém, ela possui uma desvantagem importante: o não recebimento do valor do produto no momento da compra. 

Mas, nós do Dindim por dindim te contamos uma novidade: é possível adiantar o recebimento das vendas parceladas, a chamada antecipação de recebíveis. 

Quer saber como? Vem com a gente!

Anota aí o que você vai aprender:

O que é antecipação de recebíveis

O termo nada mais é do que o adiantamento de valores gerados a partir de uma venda.

É possível receber o valor total de vendas a prazo, parceladas com cartão de crédito, pagas por cheque, carnês e com duplicatas (títulos de crédito). 

Agora que você já sabe o significado, saiba como funciona a antecipação de recebíveis!

Como funciona antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é feita a partir de instituições financeiras, bancos ou fintechs, que oferecem esta modalidade de crédito ao empreendedor. 

Você realiza a venda, facilitando o pagamento ao cliente – a partir de opções como parcelamento no cartão de crédito – e solicita à instituição o adiantamento dos valores que serão pagos pelo cliente. 

Ou seja, aquela venda que o cliente parcelou em cinco vezes, por exemplo, ao invés de você receber o valor total ao final do 5º mês da compra, poderá adiantar em poucos dias. 

Esta operação possui juros e taxas que devem ser informados para que você possa analisar antes de contratá-los. 

Antecipação de recebíveis pontual

Ou seja, aquela venda que o cliente parcelou em cinco vezes, por exemplo, ao invés de você receber o valor total ao final do 5º mês da compra, poderá adiantar em poucos dias. 

Antecipação de recebíveis de qualquer maquininha

Ou seja, aquela venda que o cliente parcelou em cinco vezes, por exemplo, ao invés de você receber o valor total ao final do 5º mês da compra, poderá adiantar em poucos dias. 

Como pedir antecipação?

Para receber antecipadamente os valores das suas vendas você deve seguir o seguinte passo a passo:

  1. Entre em contato com a instituição financeira que oferece esta forma de crédito – aqui é importante destacar novamente a importância de analisar as condições de cada banco ou empresa, como taxas de juros pelo serviço e prazo de entrega dos valores. 
  2. Cadastre as informações das suas maquininhas de cartão de crédito no Internet Banking ou na plataforma da instituição financeira. Informando também a conta para receber os valores. 
  3. Escolha quais notas deseja adiantar e faça o pedido de antecipação de recebíveis online.

Pronto! Com esta facilidade você irá conseguir adiantar os valores das suas vendas!

Ah, é importante destacar que em caso de inadimplência do cliente o Banco ou empresa financeira poderá aplicar restrições à você, podendo exigir até mesmo o pagamento dos valores em aberto.

Por isso, muito cuidado ao pedir antecipação dos recebíveis sem analisar o histórico de pagamento dos seus clientes. 

Antecipação de recebíveis é igual empréstimo?

A antecipação de recebíveis é diferente de pedir um empréstimo.

Neste caso, a empresa faz uso do próprio dinheiro, mesmo que de maneira antecipada. Já no empréstimo, o valor é de uma instituição financeira, e é cedido para ser devolvido com um prazo definido.

Além desta diferença, os empréstimos possuem taxas maiores em relação à antecipação de recebíveis. 

Ou seja, em ambos os casos é cobrado um valor pelo banco ou empresa financeira, por isso é necessário organização e planejamento.

Outro ponto similar às duas modalidades de transação financeira é a análise de quem está pedindo o valor. Contando pontos positivos possuir um histórico positivo de pagador. 

Em toda transação bancária existem vantagens e desvantagens.

Listamos abaixo as da antecipação dos recebíveis para você avaliar!

Vantagens da antecipação de recebíveis

Solicitar a antecipação de recebíveis é uma ótima alternativa para você gerar fluxo de caixa para o seu negócio!

Além disso, se você possui planos de expandir sua loja ou comércio pode ser uma boa saída ter estes valores adiantados em mãos.

Como citamos acima, esta opção de crédito bancário costuma ter taxas mais baixas em relação a outras opções, pois o banco se sente mais seguro em adiantar determinado valor para quem já o possui – de certa forma a venda já foi feita e a inadimplência costuma ser menor. 

Outro ponto positivo da antecipação de recebíveis é a facilidade de contratar crédito, sendo menor burocrática a transação.

Desvantagens da antecipação de recebíveis

Embora a antecipação de recebíveis seja uma opção de fonte de crédito, com menos burocracia e juros menores, é necessário cuidado ao utilizá-la.

Ela não pode ser vista como opção frequente para conseguir que o seu negócio funcione. 

Você pode acabar comprometendo o caixa da sua empresa pagando juros bancários – que embora menores, existem. 

O ideal é não contar mensalmente com esta opção, apenas fazendo o uso quando for muito necessário e em casos que não comprometa a organização financeira do seu negócio. 

Quando você perceber que está optando pela antecipação com maior frequência ligue o sinal amarelo! Por que sua empresa está passando por este momento?

Existe outra alternativa para gerar capital de giro?

Estas questões devem ser avaliadas e colocadas na ponta do lápis para que o planejamento financeiro do seu negócio esteja em dia!

Vistas as vantagens e as desvantagens: quando usar a antecipação de recebíveis? 

Quando usar antecipação de recebíveis?

A dica que damos a você para que use de maneira correta esta modalidade de crédito é: consciência. 

Existem momentos que somente com o fluxo de caixa do presente um negócio não está se sustentando, por isso é necessário usar de outros recursos para que o dinheiro entre.

A urgência é justificada? Então, antecipe os recebíveis.

Casos como: reformas, expansão da loja, investimento em ações promocionais e contas em aberto com fornecedores são momentos de fazer uso deste recurso. 

Quanto custa antecipar recebíveis

A taxa média cobrada para antecipar os recebíveis varia conforme a modalidade de pagamento a ser adiantada.

Muitas empresas oferecem facilidades e condições especiais. É o caso da SumUp – especialmente se você já é cliente.

Antecipação de recebíveis da SumUp

A SumUp é referência em soluções financeiras para o seu negócio!

A partir da venda em qualquer maquininha, você pode acessar a SumUp Antecipa e selecionar quais pagamentos você deseja antecipar.

Com isso, você poderá receber os valores – com as melhores taxas do mercado – em até 1 dia útil!

✅ Simples, fácil e rápido. Realize suas vendas e caso precise antecipar recebíveis, conte com a SumUp.

Na SumUp você pode antecipar os recebíveis de qualquer outra empresa de maquininha: PagSeguro, MercadoPago, Cielo, Stone, Safra e muito mais!

Gostou de aprender mais sobre antecipação de recebíveis? Conta pra gente nos comentários!



Veja mais