Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Android 13 reformulará o gesto “Voltar” para incrementar navegação


O Android 13 deixará a reação do gesto “Voltar” mais transparente e previsível para o usuário, anunciou o Google. Um novo recurso apresentado na Google I/O busca entregar maior previsibilidade tanto para o app quanto para o utilizador quanto ao uso do atalho com indicadores visuais mais claros.

O “Voltar” é uma das ferramentas de navegação mais antigas do Android. O atalho começou como um botão físico, depois se tornou sensível ao toque por botões capacitivos, então passou a ser parte da interface do sistema, integrado à tela, dando mais espaço para o display, até que agora pode sumir totalmente e virar apenas um gesto.

O “Voltar previsível” permitirá que o sistema mostre uma prévia do destino ao utilizar o gesto (Imagem: Reprodução/Google)

Contudo, essa reação nem sempre é clara e, em alguns casos, tem comportamentos bastante específicos — no Reddit, por exemplo, usar “Voltar” durante a navegação na tela inicial faz o app voltar ao topo e recarregar publicações relevantes. Por isso, a finalidade do botão, embora intuitiva, é um tanto inconsistente entre aplicações, e isso impacta significativamente em sua usabilidade.

Voltar previsível

Por conta disso, o Android 13 terá um “Voltar previsível”, em que o app poderá exibir a reação de usar o atalho. Quando implementado, o recurso permitirá que o sistema mostre uma prévia do destino do usuário enquanto o gesto é feito, dando tempo para cancelar a ação caso o resultado não seja o esperado.

Em um exemplo, o sistema poderia mostrar uma prévia da tela principal para sinalizar que o app seria fechado ao usar o “Voltar”. Em navegadores, a prévia poderia exibir uma captura da página anterior para sinalizar o futuro destino.

No Android 13, essa função dependerá da implementação do desenvolvedor do app, mas isso se tornará um padrão no Android 14. Mais detalhes acerca do assunto serão divulgados na mesa “Back to the basics of System Back”, marcada para acontecer no Google I/O.



Veja mais