amd-pode-lancar-gpus-radeon-rx-6500-xt-e-rx-6400-com-novo-chip-navi-24

AMD pode lançar GPUs Radeon RX 6500 XT e RX 6400 com novo chip Navi 24

Ainda que a maioria dos rumores sugira que a AMD já prepara sua próxima geração de placas de vídeo, algumas dessas informações indicam que a empresa ainda tem mais algumas novidades da família Radeon RX 6000 para anunciar. Ao que parece, a gigante trabalha em uma nova GPU, a Navi 24, para atender ao mercado de placas de vídeo de entrada.

  • AMD Ryzen 7000H para laptops tem existência de CPU de 16 núcleos Zen 4 reforçada
  • Chips de 3 nm da AMD e Qualcomm podem contar com ajuda da Samsung

Dois novos rumores, divulgados nesta semana, podem ter revelado os primeiros detalhes das soluções equipadas com a novidade — a Radeon RX 6500 XT e a RX 6400 podem estrear no início de 2022, trazendo tecnologias modernas para modelos mais simples em meio à escassez global de chips, com preços mais razoáveis.

AMD prepara novas Radeon RX 6500 XT e RX 6400 com GPU Navi 24

Segundo o leaker @KOMACHI_ENSAKA, cujo histórico de vazamentos é respeitável, a AMD está trabalhando na Radeon RX 6500 XT e na RX 6400. Ambas seriam munidas de 4 GB de VRAM GDDR6, quantidade aceitável para o segmento em que as soluções devem ser posicionadas. O informante não chegou a divulgar informações mais detalhadas sobre especificações, no entanto.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Essas informações foram corroboradas por fontes do site VideoCardz, que revelaram ainda algumas das configurações das supostas novas placas de entrada da AMD. Mais potente, a RX 6500 XT traria a nova GPU Navi 24 completa, com 16 Unidades Computacionais (CUs) e 1.024 Stream Processors. Já a RX 6400 seria equipada com uma Navi 24 simplificada, com apenas 12 CUs e 768 Stream Processors.

Além da redução na contagem de núcleos, a principal diferença entre os dois modelos estaria na alimentação — a RX 6400 não necessitaria de conectores externos de energia, o que indica que seu consumo total deve se estabelecer abaixo dos 75 W, quantidade máxima de eletricidade transmitida pelo slot PCI-E. O rumor reforça a presença de 4 GB de memória GDDR6, e sugere velocidades de 14 Gbps.

Fora isso, o grande destaque de ambas seria o suporte a tecnologias avançadas modernas como Ray Tracing, até então inédito no segmento mais básico de placas da AMD. Para esse fim, a RX 6500 XT contaria com 16 Ray Accelerators, enquanto a RX 6400 traria 12 dos núcleos especializados na aceleração da tecnologia, com um Ray Accelerator por CU.

Ainda segundo as fontes do VideoCardz, as novas placas estreariam já no primeiro trimestre de 2022, entre janeiro e março, com a RX 6500 XT sendo a primeira a chegar. Ambas seriam vendidas com foco no Full HD, mas dadas as especificações e a capacidade limitada de memória, as GPUs estariam mais preparadas para gameplay em qualidade média ou baixa, ou ainda em resoluções menores.

Placas de vídeo de entrada já haviam vazado no passado

Essa não é a primeira vez que placas de vídeos da AMD baseadas no chip Navi 24 são citadas por rumores e vazamentos. Há alguns meses, atualizações de drivers da empresa revelaram a adição de 17 novos identificadores ao código, incluindo informações da recente RX 6600, indicando que novos modelos de GPU seriam lançados em breve.

Rumores de Greymon55, outro leaker renomado, também citaram a GPU Navi 24 em rumores sobre a família Radeon RX 7000. Ao que parece, além de atuar como uma solução acessível da linha RX 6000, o chip também pode ganhar uma versão revitalizada em 6 nm para atender ao mercado de entrada na próxima geração.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 10 atores de Harry Potter que já morreram
  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Veja os benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
  • Microsoft libera novos emojis para o Windows 11, mas eles não são como prometido
  • Nosso cérebro encolheu ao longo dos últimos milênios; o que isso significa?