Agência de Marketing Digital – Jardim Universidade Pinheiros, SP

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O que é o marketing digital?

O marketing digital , também chamado de marketing online , é a promoção de marcas para se conectar com clientes em potencial usando a internet e outras formas de comunicação digital . Isso inclui não apenas e-mail, mídia social e publicidade baseada na web, mas também mensagens de texto e multimídia como um canal de marketing .

Marketing digital B2B versus B2C

O marketing digital funciona tanto para empresas B2B quanto B2C, mas as melhores práticas diferem significativamente entre as duas .

  • Os clientes B2B tendem a ter processos de tomada de decisão mais longos e, portanto, funis de vendas mais longos . As estratégias de construção de relacionamento funcionam melhor para esses clientes, enquanto os clientes B2C tendem a responder melhor a ofertas e mensagens de curto prazo.
  • As transações B2B geralmente são baseadas em lógica e evidência , que é o que os profissionais de marketing digital B2B qualificados apresentam. É mais provável que o conteúdo B2C seja de base emocional, com foco em fazer o cliente se sentir bem com a compra.
  • As decisões de B2B tendem a precisar da contribuição de mais de uma pessoa . Os materiais de marketing que melhor orientam essas decisões tendem a ser compartilháveis ​​e baixáveis. Os clientes B2C, por outro lado, preferem conexões individuais com uma marca.

Claro, existem exceções a todas as regras. Uma empresa B2C com um produto caro, como um carro ou computador, pode oferecer conteúdo mais informativo e sério. Sua estratégia sempre precisa ser voltada para sua própria base de clientes, seja você B2B ou B2C.

Tipos de marketing digital

Existem tantas especializações em marketing digital quantas formas de interagir usando as mídias digitais. Aqui estão alguns exemplos importantes.

Motor de Otimização de Busca

A otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, é tecnicamente uma ferramenta de marketing, e não uma forma de marketing em si. The Balance a define como “a arte e a ciência de tornar as páginas da web atraentes para os mecanismos de pesquisa”.

A parte “arte e ciência” do SEO é o mais importante. SEO é uma ciência porque requer que você pesquise e pondere os diferentes fatores que contribuem para alcançar a classificação mais alta possível. Hoje, os elementos mais importantes a serem considerados ao otimizar uma página da web incluem:

  • Qualidade do conteúdo
  • Nível de envolvimento do usuário
  • Otimização para celular
  • Número e qualidade dos links de entrada

O uso estratégico desses fatores faz do SEO uma ciência, mas a imprevisibilidade envolvida o torna uma arte.

Em SEO, não existe uma rubrica quantificável ou regra consistente para uma classificação elevada. O Google muda seu algoritmo quase constantemente , então é impossível fazer previsões exatas. O que você pode fazer é monitorar de perto o desempenho de sua página e fazer os ajustes necessários.

Marketing de conteúdo

SEO é um fator importante no marketing de conteúdo , uma estratégia baseada na distribuição de conteúdo relevante e valioso para um público-alvo .

Como em qualquer estratégia de marketing, o objetivo do marketing de conteúdo é atrair leads que, em última análise, se convertam em clientes. Mas isso é diferente da publicidade tradicional. Em vez de atrair clientes potenciais com valor potencial de um produto ou serviço, oferece valor gratuitamente na forma de material escrito.

O marketing de conteúdo é importante e existem muitas estatísticas para prová-lo:

  • 84% dos consumidores esperam que as empresas produzam experiências de conteúdo divertidas e úteis
  • 62% das empresas que têm pelo menos 5.000 funcionários produzem conteúdo diariamente
  • 92% dos profissionais de marketing acreditam que sua empresa valoriza o conteúdo como um ativo importante

Por mais eficaz que seja o marketing de conteúdo, pode ser complicado. Os redatores de marketing de conteúdo precisam ser capazes de obter uma classificação elevada nos resultados do mecanismo de pesquisa, ao mesmo tempo que envolvem as pessoas que irão ler o material, compartilhá-lo e interagir mais com a marca. Quando o conteúdo é relevante, ele pode estabelecer relacionamentos fortes em todo o pipeline.

Marketing de mídia social

O marketing de mídia social significa direcionar o tráfego e o conhecimento da marca, envolvendo as pessoas em discussões online. As plataformas mais populares para marketing de mídia social são Facebook , Twitter e Instagram , com LinkedIn e YouTube não muito atrás.

Como o marketing de mídia social envolve a participação ativa do público, ele se tornou uma forma popular de chamar a atenção . É o meio de conteúdo mais popular para profissionais de marketing B2C com 96%, e está ganhando terreno também na esfera B2B. De acordo com o Content Marketing Institute , 61% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B aumentaram o uso das mídias sociais este ano.

O marketing de mídia social oferece métricas de engajamento integradas , que são extremamente úteis para ajudá-lo a entender o quão bem você está alcançando seu público . Você decide quais tipos de interação são mais importantes para você, seja o número de compartilhamentos, comentários ou o total de cliques em seu site .

A compra direta pode nem mesmo ser um objetivo de sua estratégia de marketing de mídia social . Muitas marcas usam o marketing de mídia social para iniciar diálogos com o público, em vez de incentivá-lo a gastar dinheiro imediatamente. Isso é especialmente comum em marcas que têm como alvo públicos mais velhos ou oferecem produtos e serviços não apropriados para compras por impulso . Tudo depende dos objetivos da sua empresa.

Para saber mais sobre como Mailchimp pode ajudar com sua estratégia de mídia social, verifique a comparação de nossas ferramentas gratuitas de gerenciamento de mídia social com outras.

Marketing de pagamento por clique

Pay-per-click, ou PPC, é postar um anúncio em uma plataforma e pagar cada vez que alguém clica nele.

Como e quando as pessoas veem seu anúncio é um pouco mais complicado. Quando um local está disponível na página de resultados de um mecanismo de pesquisa , também conhecido como SERP, o mecanismo preenche o local com o que é essencialmente um leilão instantâneo. Um algoritmo prioriza cada anúncio disponível com base em vários fatores , incluindo:

  • Qualidade do anúncio
  • Relevância da palavra-chave
  • Qualidade da página de destino
  • Valor do lance

Cada campanha PPC tem uma ou mais ações-alvo que os espectadores devem concluir depois de clicar em um anúncio. Essas ações são conhecidas como conversões e podem ser transacionais ou não transacionais. Fazer uma compra é uma conversão, mas também o é uma inscrição em um boletim informativo ou uma ligação para seu escritório em casa.

Independentemente do que você escolher como conversões alvo, você pode acompanhá-las por meio da plataforma escolhida para ver como está o desempenho de sua campanha.

Marketing afiliado

O marketing de afiliados permite que alguém ganhe dinheiro promovendo o negócio de outra pessoa. Você pode ser o promotor ou a empresa que trabalha com ele, mas o processo é o mesmo em ambos os casos.

Ele funciona usando um modelo de compartilhamento de receita. Se você for afiliado, receberá uma comissão sempre que alguém comprar o item que você promove. Se você for o comerciante, pagará ao afiliado por cada venda que ele o ajudar a realizar.

Alguns comerciantes afiliados optam por revisar os produtos de apenas uma empresa, talvez em um blog ou outro site de terceiros. Outros têm relacionamentos com vários comerciantes.

Quer você queira ser um afiliado ou encontrar um, o primeiro passo é fazer uma conexão com a outra parte . Você pode usar uma plataforma projetada para conectar afiliados a varejistas ou pode iniciar ou ingressar em um programa de varejista único.

Se você é um varejista e opta por trabalhar diretamente com afiliados, há muitas coisas que você pode fazer para tornar seu programa atraente para promotores em potencial. Você precisará fornecer a esses afiliados as ferramentas de que precisam para ter sucesso. Isso inclui incentivos para grandes resultados, bem como suporte de marketing e materiais pré-fabricados.

Publicidade nativa

Publicidade nativa é marketing disfarçado. Seu objetivo é misturar-se com o conteúdo circundante para que seja menos óbvio como publicidade.

A publicidade nativa foi criada em reação ao cinismo dos consumidores de hoje em relação aos anúncios. Sabendo que o criador de um anúncio paga para veiculá-lo, muitos consumidores concluirão que o anúncio é tendencioso e, conseqüentemente, o ignorarão.

Um anúncio nativo contorna esse preconceito oferecendo informações ou entretenimento antes de chegar a qualquer coisa promocional, minimizando o aspecto do “anúncio”.

É importante sempre rotular seus anúncios nativos com clareza . Use palavras como “promovido” ou “patrocinado”. Se esses indicadores estiverem ocultos, os leitores podem acabar gastando um tempo significativo se envolvendo com o conteúdo antes de perceberem que é uma propaganda.

Quando seus consumidores souberem exatamente o que estão comprando, eles se sentirão melhor em relação ao seu conteúdo e à sua marca. Os anúncios nativos devem ser menos intrusivos do que os anúncios tradicionais, mas não devem ser enganosos.

Automação de marketing

A automação de marketing usa software para impulsionar as campanhas de marketing digital, melhorando a eficiência e a relevância da publicidade.

De acordo com as estatísticas:

  • 90% dos consumidores  consideram a personalização “muito” ou “um pouco” atraente
  • 81% dos consumidores gostariam que as marcas com as quais se envolvem os entendessem melhor
  • 77% das empresas acreditam no valor da personalização em tempo real, mas 60% lutam com isso

A automação de marketing permite que as empresas acompanhem a expectativa de personalização. Ele permite que as marcas:

  • Colete e analise as informações do consumidor
  • Projete campanhas de marketing direcionadas
  • Envie e poste mensagens de marketing na hora certa para o público certo

Muitas ferramentas de automação de marketing usam o engajamento do cliente potencial (ou a falta dele) com uma mensagem específica para determinar quando e como chegar em seguida. Esse nível de personalização em tempo real significa que você pode criar com eficácia uma estratégia de marketing individualizada para cada cliente, sem nenhum investimento de tempo adicional.

Marketing de email

O conceito de marketing por email é simples – você envia uma mensagem promocional e espera que seu cliente em potencial clique nela. No entanto, a execução é muito mais complexa. Em primeiro lugar, você deve certificar-se de que seus e-mails são desejados. Isso significa ter uma lista de aceitação que faz o seguinte :

  • Individualiza o conteúdo, tanto no corpo quanto na linha de assunto
  • Afirma claramente que tipo de e-mail o assinante receberá
  • Oferece uma opção de cancelamento de inscrição clara
  • Integra e-mails transacionais e promocionais

Você deseja que seus clientes potenciais vejam sua campanha como um serviço valioso, não apenas como uma ferramenta promocional.

O marketing por e-mail é uma técnica comprovada e eficaz por si só: 89% dos profissionais pesquisados ​​a consideraram como seu gerador de leads mais eficaz.

Pode ser ainda melhor se você incorporar outras técnicas, como automação de marketing, que permite segmentar e agendar seus e-mails para que atendam às necessidades do cliente de forma mais eficaz.

Os benefícios do marketing digital

O marketing digital tornou-se proeminente em grande parte porque atinge um público tão amplo de pessoas, mas também oferece uma série de outras vantagens . Esses são alguns dos benefícios.

Um amplo alcance geográfico

Quando você publica um anúncio online, as pessoas podem vê-lo, não importa onde estejam (desde que você não tenha limitado seu anúncio geograficamente). Isso torna mais fácil aumentar o alcance de mercado de sua empresa.

Eficiência de custos

O marketing digital não apenas atinge um público mais amplo do que o marketing tradicional, mas também tem um custo menor. Os custos indiretos para anúncios de jornal, comerciais de televisão e outras oportunidades de marketing tradicionais podem ser altos. Eles também oferecem menos controle sobre se o seu público-alvo verá essas mensagens em primeiro lugar.

Com o marketing digital , você pode criar apenas 1 conteúdo que atrai visitantes ao seu blog, desde que esteja ativo. Você pode criar uma campanha de marketing por e-mail que entrega mensagens para listas de clientes direcionados em uma programação, e é fácil alterar essa programação ou o conteúdo, se necessário.

Quando você soma tudo isso, o marketing digital oferece muito mais flexibilidade e contato com o cliente para seus gastos com publicidade.

Resultados quantificáveis

Para saber se sua estratégia de marketing funciona, você precisa descobrir quantos clientes ela atrai e quanta receita, em última análise, gera. Mas como fazer isso com uma estratégia de marketing não digital?

Sempre há a opção tradicional de perguntar a cada cliente: “Como você nos encontrou?”

Infelizmente, isso não funciona em todos os setores. Muitas empresas não conseguem ter conversas individuais com seus clientes, e as pesquisas nem sempre obtêm resultados completos.

Com o marketing digital, o monitoramento dos resultados é simples. O software e as plataformas de marketing digital rastreiam automaticamente o número de conversões desejadas que você obtém, quer isso signifique taxas de abertura de e-mail, visitas à sua página inicial ou compras diretas.

Personalização mais fácil

O marketing digital permite que você reúna dados do cliente de uma forma que o marketing offline não consegue. Os dados coletados digitalmente tendem a ser muito mais precisos e específicos.

Imagine que você oferece serviços financeiros e deseja enviar ofertas especiais para pessoas que já viram seus produtos. Você sabe que obterá melhores resultados se direcionar a oferta ao interesse da pessoa, então decide preparar 2 campanhas. Um é para famílias jovens que analisaram seus produtos de seguro de vida e o outro é para empreendedores da geração Y que consideraram seus planos de aposentadoria.

Como você reúne todos esses dados sem rastreamento automatizado? Quantos registros telefônicos você teria que consultar? Quantos perfis de clientes? E como saber quem leu ou não o folheto que você enviou?

Com o marketing digital, todas essas informações já estão ao seu alcance.

Mais conexão com os clientes

O marketing digital permite que você se comunique com seus clientes em tempo real. Mais importante, permite que eles se comuniquem com você.

Pense na sua estratégia de mídia social. É ótimo quando seu público-alvo vê sua última postagem, mas é ainda melhor quando eles comentam ou compartilham. Isso significa mais buzz em torno do seu produto ou serviço , bem como maior visibilidade sempre que alguém entra na conversa.

A interatividade também beneficia seus clientes. Seu nível de engajamento aumenta à medida que eles se tornam participantes ativos na história de sua marca. Esse senso de propriedade pode criar um forte senso de lealdade à marca .

Conversões fáceis e convenientes

O marketing digital permite que seus clientes ajam imediatamente após visualizar seu anúncio ou conteúdo. Com os anúncios tradicionais, o resultado mais imediato que você pode esperar é um telefonema logo depois que alguém visualiza seu anúncio. Mas com que frequência alguém tem tempo para entrar em contato com uma empresa enquanto está lavando a louça, dirigindo na estrada ou atualizando os registros do trabalho?

Com o marketing digital, eles podem clicar em um link ou salvar uma postagem de blog e seguir imediatamente para o funil de vendas. Eles podem não fazer uma compra imediatamente, mas ficarão conectados com você e darão a você a chance de interagir ainda mais com eles.

O marketing digital cria crescimento

O marketing digital deve ser um dos principais focos da estratégia geral de marketing de quase qualquer empresa. Nunca antes houve uma maneira de manter um contato tão consistente com seus clientes, e nada mais oferece o nível de personalização que os dados digitais podem fornecer. Quanto mais você abraçar as possibilidades do marketing digital, mais poderá perceber o potencial de crescimento da sua empresa.

O que uma Agência de Marketing Digital no Jardim Universidade Pinheiros, em SP faz?

Uma agência de marketing digital atinge clientes online por meio de marketing omnicanal , marketing multicanal ou marketing de canal único . Com o marketing multicanal e de canal único , as agências interagem com os clientes em um ou vários canais, como sites, blogs, e-mail, mídia social e muito mais.

O que torna uma boa Agência de marketing digital no Jardim Universidade Pinheiros, em SP?

Uma Agência de marketing digital de boa reputação realiza pesquisas de palavras-chave e análises competitivas e sabe como analisar os dados do Google Analytics para encontrar áreas que precisam de melhorias. Eles também fazer -se de que os clientes a compreender os dados e seu impacto sobre seus negócios.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que faz uma Agência de Marketing Digital, entre em contato com a AUDITSEO .

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