Aeróbico em jejum (AEJ): o que é, como fazer e principais vantagens

O exercício aeróbico em jejum, também conhecido como AEJ, é um método de treino utilizado por muitas pessoas com o objetivo de emagrecer mais rápido. Esse exercício deve ser feito em baixa intensidade e normalmente é feito em jejum logo depois de acordar. Essa estratégia tem como princípio fazer com que o corpo utilize as reservas de gordura para gerar energia, já que durante o jejum as reservas de glicose foram esgotadas.

Esse tipo de treino ainda está em estudo e é muito discutido entre os profissionais, pois pode levar a um desequilíbrio no organismo, como desconforto ou hipoglicemia, sem necessariamente haver emagrecimento. Até mesmo a quebra de proteínas e, consequentemente, a perda de massa muscular pode acontecer. Para solucionar essa questão, algumas pessoas optam por tomar algum tipo de suplementação, como o BCAA, que é um suplemento constituído por aminoácidos capaz de prevenir a perda muscular, porém isso pode desconsiderar o jejum.

Aeróbico em jejum (AEJ): o que é, como fazer e principais vantagens

Como fazer

O exercício aeróbico em jejum deve ser feito logo pela manhã, com jejum de 12 a 14 horas, sem consumo de suplementos, como BCAA, e deve ter intensidade baixa, sendo recomendado uma caminhada de mais ou menos 45 minutos. É importante beber água antes, durante e após o exercício e evitar realizá-lo todos os dias ou por um período prolongado, pois o exercício aeróbico em jejum perde sua eficiência a longo prazo. 

Principais vantagens e desvantagens

O exercício aeróbico em jejum deve levar em consideração várias questões para que possa ser vantajoso para a pessoa. No entanto, quando se pratica o AEJ todos os dias, o método acaba por se tornar pouco eficiente a longo prazo, já que o corpo pode ser levado a um estado de economia de energia, o que pode diminuir o gasto energético durante o exercício e promover desequilíbrio do organismo.

Para ter resultados satisfatórios, deve-se levar em conta o tipo de alimentação, tendências hipoglicêmicas, condições cardiovasculares e condicionamento físico. As principais vantagens e desvantagens do AEJ são:

Vantagens Desvantagens
O alimento é processado mais rapidamente, pois há diminuição da produção e aumento da sensibilidade do organismo à insulina Diminuição da performance no exercício
Aumento da massa muscular, pois há um estímulo na produção do hormônio do crescimento, o GH Desequilíbrio no organismo, aumentando o risco de desenvolver doenças
Aumento no gasto calórico Enjoos, desmaios, tontura e hipoglicemia
Perda de gordura, pois o corpo passa a utilizar a gordura como primeira fonte de energia Perda de massa muscular pelo aumento da quebra de proteínas, no caso de exercícios praticados em jejum com intensidade elevada

É importante ter em mente também que nem todas as pessoas terão os mesmos benefícios do treino em jejum e, por isso, o ideal é que seja indicado pelo profissional de educação física para que sejam criadas estratégias para potencializar os efeitos do AEJ.

Aeróbico em jejum (AEJ): o que é, como fazer e principais vantagens

O treino aeróbico em jejum emagrece?

Se o treino for realizado com baixa intensidade, em dias alternados e com orientação profissional, sim. O exercício aeróbico em jejum se baseia no fato de que no jejum o corpo utiliza todo o estoque de glicose para manter as funções do organismo, sendo assim mais fácil para o corpo utilizar os estoques de gordura para gerar energia para a atividade física logo pela manhã.

No entanto, esse tipo de treino se mostra mais eficaz naquelas pessoas que possuem uma dieta com baixa quantidade de calorias, já possuem condicionamento físico e que o corpo naturalmente já consegue utilizar a gordura como fonte de energia primária. Além disso, para que possa haver emagrecimento de fato com o exercício em jejum, é importante beber água antes e durante o exercício e realizar atividade de baixa intensidade, como uma caminhada por exemplo, por um período de mais ou menos 40 minutos.

Caso o exercício realizado em jejum tenha uma intensidade muito elevada, como corridas intervaladas ou HIIT, pode haver perda de massa muscular tontura, desmaios ou enjoos. Saiba mais sobre o HIIT.

Assista às explicações da nossa nutricionista sobre o exercício aeróbio em jejum, no vídeo seguinte:

Imagem representativa do vídeo

Qual a melhor forma de emagrecer?

Já é comprovado cientificamente que o emagrecimento está diretamente relacionado com a alimentação balanceada, duração e intensidade dos exercícios.

O exercício aeróbico em jejum, apesar de ter potencial de aumentar a utilização de gordura para gerar energia, está mais associado à perda de massa muscular, que de fato ao emagrecimento, pois muitas pessoas acabam por fazer esse tipo de exercício sem uma orientação adequada. Veja quais são os melhores exercícios para emagrecer.

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