Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

A UE padroniza os USB-C e Apple pode abandonar o Lightning


A Apple e outros fabricantes de smartphones serão obrigados a suportar USB-C.

Como parte de um único padrão de carregamento para dispositivos móveis em toda a União Europeia até o outono de 2024.

A nova lei foi anunciada na terça-feira (7) por funcionários da União Europeia.

A legislação tem intensão de reduzir o lixo eletrônico

A legislação visa reduzir o lixo eletrônico e eliminar a “desordem de cabos” guardados em caixas misteriosas, disse Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia.

Conforme o anúncio, telefones celulares, tablets, leitores eletrônicos, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis por cabo com fio terão que ser equipados com USB-C, independentemente de sua fabricação”.

USBC novo padrão

As próximas regras serão aplicáveis aos novos eletrônicos de pequeno e médio porte vendidos na UE. Os carregadores que suportam carregamento rápido também serão obrigados a adotar as mesmas velocidades de carregamento.

A medida não afeta as tecnologias de carregamento sem fio, e os consumidores teriam que comprar um dispositivo sem um carregador incluído se assim o desejassem. A nova ordem trouxe mudanças para os usuários da Apple. Procurada, a empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

Mas durante o processo legislativo, a Apple disse às autoridades da UE que a regra proposta tornaria obsoletos até um bilhão de dispositivos e acessórios que utilizam o conector proprietário da empresa, de acordo com um relatório do Parlamento da UE.

Um estudo de 2021 citado no mesmo relatório concluiu que os iPhones com o conector Lightning representavam 18% das vendas de telefones celulares novos em 2019, com 44% usando o USB-C e 38% usando o conector USB Micro-B mais antigo.

O fim do conector Relâmpago da Apple é esperado há algum tempo. A empresa já usa o padrão USB-C em alguns Macs e iPads e está testando em alguns modelos de iPhone sem a porta Lightning.

Lightning Pode Ser Extinto
fim do Lightning

Mas o anúncio de terça-feira pode acelerar a mudança da Apple para o USB-C e potencialmente levar a empresa a abandonar a Lightning em todo o mundo, para sempre. Os esforços para impor um único padrão de carregamento na Europa datam de mais de uma década.

As autoridades até mesmo asseguraram apoio da indústria para o padrão USB Micro-B, mas um acordo voluntário entre os principais fabricantes para esse fim expirou em 2014 e não foi substituído.

Por outro lado, o próximo projeto de lei para exigir o USB-C está entre os primeiros deste tipo.

O anúncio de terça-feira seguiu as negociações trilaterais da Comissão Européia, Parlamento e Conselho. Essa cobrança ainda não recebeu uma aprovação final antes de entrar em vigor, mas o processo por enquanto é considerado uma formalidade.



Veja mais