a-lentidao-das-obras-de-expansao-do-campus-incomoda-a-direcao-da-unifei-itabira

A lentidão das obras de expansão do campus incomoda a direção da Unifei Itabira

A lentidão das obras de expansão do campus incomoda a direção da Unifei Itabira

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi fundada em 1913. Na ocasião, recebeu o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá. O visionário Theodomiro Carneiro Santiago foi o idealizador do empreendimento. Em 24 de abril de 2002, a instituição foi elevada à categoria de Universidade Federal. O estabelecimento de ensino conta, portanto, com 108 anos de existência e 19 anos de Universidade Federal. O campus de Itabira — que iniciou suas atividades em 2008 — é fruto de uma parceria entre a Prefeitura da cidade, governo federal, empresa Vale e a própria Unifei. A unidade itabirana mantém nove cursos de graduação na área de engenharia e sete de pós-graduação, sendo dois de doutorado e cinco de mestrado. Atualmente, 2.200 alunos estudam no campus de Itabira.

[links]

O quadro “Sala de Visitas” da TV DeFato contou com a presença dos professores Gilberto Duarte Cuzzuol — diretor da Unifei Itabira, e Fabiana Costa Guedes — vice-diretora. A dupla tem importantes informações para a sociedade itabirana.

O alto índice de evasão escolar também é motivo de muita preocupação

O índice de evasão escolar do campus da Unifei Itabira é muito alto, na casa de 30%. Essa taxa é motivo de muita preocupação. O fator pandemia pode impactar ainda mais nesse percentual.

“A taxa de evasão escolar pode ficar estrondosa quando começarem as aulas presenciais. Nós ainda não sabemos o real impacto da pandemia. Esse percentual (30%), que já é altíssimo, pode aumentar ainda mais”, destaca o professor Gilberto Duarte Cuzzuol.

A velocidade das obras de expansão do campus está aquém do esperado

O campus da Unifei Itabira encontra-se em sua terceira fase de construção. A velocidade da obra, porém, está aquém do esperado.

“As nossas expectativas (para a entrega dessas obras) são para fevereiro de 2023, o novo acordo entre as empresas construtoras e a prefeitura da cidade provocou esse atraso. As obras estão em andamento, mas não na velocidade que gostaríamos”, lamenta o diretor da Unifei Itabira.

[leiamais1]

[leiamais2]

[leiamais3]

A implantação de um curso de medicina continua forte no radar da Unifei Itabira

A implantação de um curso de medicina implicaria na construção de dois hospitais-escolas. Essa iniciativa teria um custo de R$ 150 milhões. Mas esse valor não seria um entrave para o campus da Unifei Itabira, conforme esclarece o professor Gilberto: “Itabira já tem dois hospitais, então não haveria a necessidade dessa construção [dos hospitais-escolas], o que praticamente elimina esse investimento de R$150 mi”.

O professor demonstra muito otimismo na implantação do curso de medicina na unidade de itabirana.

“A conversa para a instalação de um curso de medicina, aqui em Itabira, começou em 2014, quando iniciamos os trâmites burocráticos no MEC. A cidade, por ser polo regional em saúde, conta com alta demanda por profissionais da área [de saúde]. Por isso, voltamos a conversar sobre essa iniciativa [a implantação do curso de medicina]”, adianta o diretor da Unfei Itabira.

A universidade construirá espaço de lazer e cultura para a população itabirana

A Unifei prepara algumas iniciativas para aumentar a interação com a população itabirana. O diretor do campus admite que é muito baixo o envolvimento da Unifei com a sociedade local.

“Dentre outras iniciativas, vamos construir um espaço de cultura e lazer para população, nas proximidades da lagoa [na parte inferior do campus]. Nesse local, serão edificados uma grande biblioteca e um anfiteatro com capacidade para mil lugares. Esse espaço é para o povo de Itabira. Queremos que a família itabirana usufrua de tudo isso”, afirma Cuzzuol.

Confira a entrevista de Gilberto Cuzzuol e Fabiana Guedes para o “Sala de Visitas”:

https://youtu.be/kovH5jSSMy8

O post A lentidão das obras de expansão do campus incomoda a direção da Unifei Itabira apareceu primeiro em DeFato Online.