O slogan icônico “Pense diferente” acompanhou a Apple ao longo de seus anos de existência.
No entanto, seu uso tem sido um pouco negligenciado nos anúncios da empresa.
É por isso que na União Européia, a Apple acaba de perder os direitos sobre seu slogan.
Apple perde o direito de usar o slogan “Pense Diferente”
Foi na quarta-feira que o Tribunal de Justiça Europeu decidiu oficialmente que a Apple não é mais a única empresa que pode usar o slogan “Pense diferente”. Agora qualquer um pode “Pensar diferente” e as razões são claras.
A decisão é o resultado de um pedido da Swatch, o fabricante suíço de relógios, que pediu às autoridades da UE que a marca Apple fosse cancelada. Este pedido foi feito em 2016 com base no simples fato de que a Apple não estava usando o slogan.
A caneta da Apple dessa vez não escreveu correto e a justiça, fez valer o direito de uso para qualquer outra pessoa ou empresa.
Em troca, a Swatch estava usando ativamente seu “Tick Different” em suas campanhas de marketing.
De acordo com uma decisão de 2018, a Apple estava usando o slogan muito esporadicamente, em eventos especiais ou para celebrar indivíduos, portanto não haveria necessidade de ter a marca como registrada.
Após recorrer da decisão e perder novamente, a empresa entrou com uma ação em um tribunal suíço para impedir que a Swatch utilizasse o slogan, que acabou sendo rejeitado. Em 2021, a empresa de Tim Cook entrou novamente com uma ação contra a Swatch no Tribunal de Justiça da União Européia, cuja decisão foi agora anunciada.

O Tribunal observa que, ao contrário da alegação da Apple, a decisão da Câmara de Recurso quanto ao caráter distintivo das marcas contestadas não é contrariada por um conjunto de provas destinadas a demonstrar o uso genuíno.
Aqueles que acompanham os desenvolvimentos da Apple poderão confirmar que seu “Pensar diferente” não está em uso há algum tempo.
Deixe uma resposta