Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

9 detalhes de privacidade da mensagem temporária no WhatsApp


Utiliza mensagem temporária no WhatsApp com frequência? Existem alguns detalhes de privacidade que você precisa conhecer. O recurso permite definir a duração de mensagens em uma conversa, que podem desaparecer após 24 horas, 7 dias ou 90 dias.

Aliás, é importante diferenciar essas mensagens da quelas de visualização única. As temporárias possuem um prazo de “validade”, determinado pelo usuário. As de visualização única, por seu turno, só podem ser vistas uma única vez. E, além disso, são restritas a imagens e vídeos.

1. Mensagens afetadas pela configuração

Quando o usuário ativa o recurso, somente mensagens enviadas a partir desse momento são afetadas. Registros antigos continuam intactos. Se um dos participantes da conversa quiser apagá-los, deverá fazê-lo manualmente.

2. Exibição de mensagem temporária no WhatsApp

No fim do prazo determinado, o conteúdo temporário desaparecerá, ainda que não tenha sido visto por quem o recebeu. Apesar disso, a pré-visualização da mensagem continuará visível nas notificações do WhatsApp até que o usuário abra o aplicativo.

3. Arquivos de mídia

Todo o conteúdo é afetado pelo recurso, inclusive arquivos de mídia. Por padrão, eles ficam salvos nas suas fotos quando baixados. Mas, se a funcionalidade estiver habilitada, esses arquivos também desaparecerão do WhatsApp ao fim do prazo selecionado. Aqueles que utilizam o download automático do app terão um “backup” em suas galerias.

4. Quem pode ativar e desativar o recurso

Se você ativou a funcionalidade em um grupo do WhatsApp, saiba que qualquer participante pode desativá-la. Na verdade, todos os integrantes podem configurar o recurso. Há, contudo, uma exceção. Administradores podem alterar os ajustes para que somente eles ativem e desativem as mensagens temporárias.

Em regra, qualquer integrante de um grupo pode ajustar o recurso de mensagem temporária (Captura: Kris Gaiato)

5. Salvar e compartilhar mensagens temporárias

Ainda que tenham um prazo de validade, as mensagens temporárias podem deixar rastros — assim como as de visualização única. Afinal de contas, outro integrante da conversa pode tirar um print do conteúdo, copiá-lo e até mesmo encaminhá-lo para outras pessoas. Em nenhum desses casos, quem ativou o recurso é notificado da ação.

6. Efeitos de encaminhar essas mensagens

Já que o encaminhamento foi citado, vale mencionar outra curiosidade. Se uma mensagem temporária for enviada por esse método, ele não desaparecerá na nova conversa, ainda que o chat de origem tenha o recurso ativado. Na prática, a mensagem original será deletada normalmente, enquanto o conteúdo duplicado, não.

7. Ativar mensagem temporária no WhatsApp como padrão

Os mais práticos ficarão felizes em saber que podem ativar a mensagem temporária no WhatsApp como padrão. Essa preferência será aplicada em todas as conversas individuais a partir da ativação. O caminho é simples. Acesse as “Configurações” do mensageiro e, em “Conta”, clique na aba “Privacidade”. Depois, em “Duração padrão”, escolha a duração das mensagens.

Caso queira, o usuário também pode habilitar a mensagem temporária do WhatsApp como padrão (Captura: Kris Gaiato)

8. Como o recurso funciona em backups

O que ocorre se o usuário realizar um backup com uma mensagem temporária do WhatsApp? Caso não tenha expirado, o conteúdo será salvo normalmente com os demais arquivos. Mas, no momento em que o backup for restaurado, ela desaparecerá do mensageiro.

9. Respostas a mensagens temporárias

Quando o usuário responde uma mensagem temporária, o texto continuará visível mesmo depois que o conteúdo desaparecer. Isso ocorre na hipótese de alguém ativar o recurso para enviar a primeira mensagem e, antes da sua resposta, tê-lo desativado.



Veja mais