7 melhores chás para dor de cabeça (com benefícios comprovados)

A dor de cabeça é muito comum e normalmente acontece devido a situações simples como excesso de estresse, estar fazendo uma alimentação errada ou consumir muitos alimentos estimulantes, como coca-cola, chá preto e café, por exemplo.

Alguns chás como a camomila, o boldo ou o gengibre são boas opções naturais para aliviar a dor de cabeça, evitando o uso de remédios de farmácia como o paracetamol, por exemplo, que em excesso podem intoxicar o fígado. Além dos chás, existem outras formas que melhoram os sintomas da dor de cabeça, como uma alimentação balanceada e ter boas noites de sono. Veja 5 formas de aliviar a dor de cabeça sem remédios.

Estas sugestões de chás não devem substituir o uso de medicamentos prescritos pelo médico, sendo apenas um complemento ao tratamento da dor de cabeça. Se a dor for muito forte ou frequente, é importante consultar um neurologista para que avaliar as possíveis causas da dor de cabeça e prescrever o melhor tratamento. Confira os 4 principais tipos de dor de cabeça e o que fazer.

1. Chá de camomila

7 melhores chás para dor de cabeça

Um excelente tratamento caseiro para dor de cabeça é o chá de camomila, por ter um efeito calmante e relaxante no organismo. 

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de flores de camomila frescas ou desidratadas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Acrescentar as flores da camomila na xícara de água fervente, tampar e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Após, retirar as flores da água. Deixar amornar e beber a seguir. Pode beber o chá de 2 a 3 vezes ao dia ou assim que a dor de cabeça começar. 

O chá de camomila é seguro e pode ser ingerido até mesmo por mulheres grávidas e crianças.

2. Chá de boldo

7 melhores chás para dor de cabeça

O boldo é uma planta que ajuda a diminuir a dor de cabeça porque limpa o fígado intoxicado, que é uma das causas mais comuns de dor de cabeça. 

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de folhas frescas de boldo picadas.

Modo de preparo:

Colocar 1 xícara de água para ferver e depois desligar o fogo. Acrescentar 1 colher de folhas de boldo. Tampar, esperar esfriar, coar e adoçar à gosto. Esse chá pode ser tomado 2 vezes ao dia para aliviar os sintomas da dor de cabeça.

O chá de boldo não deve ser utilizado por pessoas com doenças no fígado, como hepatites e câncer de fígado, e durante a gravidez. 

3. Chá de orégano

7 melhores chás para dor de cabeça

Além de ser usado no preparo de comidas, essa erva também tem propriedades calmantes que ajudam a diminuir a dor de cabeça.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas ou flores de orégano fresco ou seco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar o orégano na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar esfriar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Apesar de não existir contraindicação para a ingestão do chá de orégano, é importante não ultrapassar a quantidade máxima recomendada de 3 xícaras diárias.

4. Chá de hortelã

7 melhores chás para dor de cabeça

Tomar um chá de hortelã é infalível para acabar com a dor de cabeça comum, pois a erva diminui as dores e tem propriedades calmantes.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de menta fresca picada;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar as folhas da hortelã em uma xícara com a água fervente, tampar e  deixar repousar por alguns minutos. Após esfriar, coar o chá e beber a seguir. Pode beber 1 xícara do chá de 2 a 4 vezes por dia. Veja mais benefícios e outras receitas com a hortelã.

A hortelã não é indicada durante a amamentação, em casos de inflamações no estômago, na presença de cálculos biliares ou em doenças graves no fígado. A erva também deve ser evitada em crianças com menos de 2 anos de idade.

5. Chá de lavanda

7 melhores chás para dor de cabeça

O chá de flores de lavanda é um remédio caseiro que pode ser usado para a dor de cabeça, pois possui propriedades calmantes que permitem combater a dor de cabeça, especialmente quando causada por tensões ou estresse.

Ingredientes:

  • 30 g de flores de lavanda picadas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e depois acrescentar as flores da lavanda e apagar o fogo. Tampar a panela e deixar esfriar. Coar e beber.

O chá de lavanda não deve ser consumido por mulheres gestantes e crianças. 

6. Chá de valeriana

7 melhores chás para dor de cabeça

A valeriana é uma planta que tem propriedades que relaxam os músculos, aliviando as dores em geral e as partes usadas para o preparo de chás são as raízes e o caule.

Ingredientes:

  • 1 a 3 g da raiz de valeriana seca;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferver a xícara de água e acrescentar a raiz de valeriana. Deixar ferver por 10 minutos. Apagar o fogo e deixar esfriar. Após, coar e beber até 3 xícaras por dia. 

Apesar dos benefícios da valeriana, esse chá deve ser evitado por mulheres grávidas e amamentando e crianças menores de 12 anos de idade.

7. Chá de gengibre

7 melhores chás para dor de cabeça

O gengibre é composto por nutrientes antioxidantes que diminuem as inflamações que  podem causar dores, sendo ótimo para aliviar a dor de cabeça.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de raiz de gengibre picado;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Adicionar o gengibre picado em uma panela com a xícara de água e deixar ferver durante 5 minutos. Após esfriar, coar e adoçar a gosto. Beber o máximo de 4 xícaras por dia.

Ainda não é confirmado que o chá de gengibre seja seguro para mulheres que estão grávidas ou amamentando, por isso deve ser evitado nestes grupos.

Continuar Lendo

DIVULGALINK We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications