Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

5 podcasts sobre carreira para inspirar seu futuro profissional


Se tem um tipo de mídia que caiu no gosto popular é o podcast. Por meio dele, cada vez mais brasileiros têm buscado informações sobre todo tipo de assunto – do entretenimento à vida profissional. Aliás, a tendência não é à toa. Afinal, na era das agendas lotadas, otimizar a rotina faz todo o sentido. Com esse recurso, os ouvintes conseguem aproveitar melhor o tempo, inclusive no trânsito, na ida ao trabalho ou à faculdade. Por isso, fomos em busca dos melhores podcasts sobre carreira para inspirar você, que deseja crescer na profissão.

Devido ao sucesso, mais e mais portais de notícias e empresas de diferentes nichos estão investindo no formato de áudio. Consequentemente, o público tem à disposição muitos conteúdos para aproveitar o tempo com qualidade e aquisição de conhecimento. Inclusive, ouvir podcasts no deslocamento para o trabalho virou uma verdadeira febre no país. Os brasileiros não dispensam o recurso e, para isso, basta contar com um bom fones de ouvido (como os AirPods). Então, conectado ao iPhone, é só baixar um aplicativo desse gênero na App Store ou ir direto ao Apple Podcasts para dar play nos melhores conteúdos!

Afinal, como surgiu o podcast?

Embora a popularidade dos podcasts tenha crescido nos últimos anos, esse tipo de conteúdo existe há aproximadamente duas décadas. Criado nos anos 2000, os podcasts podem ser encontrados em plataformas de streaming e apps de notícias. Resumidamente, um podcast é um programa de áudio disponível para que o ouvinte escute no horário que preferir. Aliás, esse é justamente o seu grande diferencial. Há quem aproveite “a hora do rush” para colocar seus programas em dia, por exemplo. Além disso, escutá-los na academia ou até na cama, antes de dormir, também são opções com muitos adeptos.

Se em 2021 o podcast já era ouvido por mais de 34 milhões de brasileiros (conforme a Associação Brasileira de Podcasters), para 2022 em diante a expectativa é de ainda mais crescimento. Aliás, essa tendência promete atingir cada vez mais segmentos, com conteúdos especializados e nichos específicos. E quando se fala nisso, o mercado de trabalho é um dos que mais gera conteúdo interessante – e ouvintes interessados. Portanto, que tal conferir nossas indicações de podcasts sobre carreira e começar agora mesmo a planejar o seu futuro profissional?

Quais são os podcasts sobre carreira mais procurados?

1.     Café com ADM

O Café com ADM é produzido pelo portal Administradores.com e apresentado pelo seu CEO, Leandro Vieira. Os programas recebem convidados e abordam temas diversos sobre o mundo dos negócios. Desde gestão e liderança, dicas de investimento, entrevistas com empresários de sucesso até noções de marketing. Ou seja, em cada programa, o ouvinte descobre um pouco mais sobre uma área do vasto universo empresarial.

2.     Like a Boss

Essa é para quem deseja saber mais sobre o mundo das startups. O podcast Like a Boss foi desenvolvido pelos CEOs Paulo Silveira, do Grupo Caelum Alura, e Rodrigo Dantas, da Vindi. Os programas são divididos em temporadas, como se fossem um seriado. Cada temporada possui seis episódios, nos quais são recebidos convidados, entre eles líderes, empreendedores e fundadores de empresas que se destacam no ramo de startup. O foco, é claro, é inovação, mas também tem muita conversa sobre negócios, administração e tomada de decisões.

3.     Guncast

O podcast Guncast é comandando por Murilo Gun, um empresário conhecido por ser o fundador da Keep Learning School e palestrante do TEDx. Os programas são caracterizados por uma pitada de bom humor, além de reflexões e pensamentos descontraídos a respeito da construção de carreiras, da vida profissional e dos desafios de empreender. Entre as pautas abordadas por Gun, também estão criatividade, gestão de negócios, comportamento, autodesenvolvimento e inovação.

4.     Donas da P* Toda

Podcast voltado ao público feminino, Donas da P* Toda foi criado pelas jornalistas Larissa Guerra e Marina Melz. Nos programas, a dupla aborda os desafios que as mulheres encontram no mercado de trabalho e o feminismo é um dos fios norteadores das pautas. Além disso, como a própria dupla conta, os programas são baseados nas “conversas que as mulheres gostariam de ter”. Elas focam em experiências reais, compartilham suas próprias histórias e tocam em assuntos que, muitas vezes, não são abordados em outros meios.

5.     Frila Podcast

A boa e velha carteira assinada já deixou de ser realidade para muitos brasileiros. Por isso, Lucas Gini aborda temas variados sobre o universo dos freelancers, os profissionais autônomos que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Nos programas do Frila Podcast, são tratados temas fundamentais – que todo “frila” tem dúvidas e deseja saber mais. Entre as pautas, dicas para precificar serviços e produtos, técnicas para organização do tempo e muito mais. Além disso, semanalmente algum freelancer de sucesso é convidado para o programa, compartilhando suas experiências e inspirando os ouvintes.

E então, o que você achou das nossas dicas? Se você deseja dar um up na sua carreira e fazer bonito no mercado de trabalho, certamente os podcasts são ótimos aliados.

Ah! Se estiver precisando de um acessório de qualidade para escutar seus programas preferidos, não deixe de conferir todas as ofertas da iPlace! Navegue pelo nosso site ou, se preferir, visite uma de nossas lojas.

Foto: iStock/yanyong



Post Views:
3





Veja mais