4 dicas para tratar os lábios rachados e ressecados

Para tratar os lábios rachados e ressecados é importante usar batons hidratantes, fazer esfoliação nos lábios e beber bastante água, pois assim é possível promover a hidratação, nutrição e regeneração da pele dos lábios. Além disso, é recomendado ter alguns cuidados no dia a dia para evitar que os lábios voltem a rachar, como evitar passar a língua nos lábios e passar um batom hidratante antes de passar o batom ou o gloss.

Os lábios ressecados podem acontecer devido a diversas situações, principalmente desidratação, exposição frequente ao sol, tempo muito frio, deficiências nutricionais ou ser consequência de respirar pela boca ou como consequência de alguns tratamentos. Saiba mais sobre as principais causas de lábios ressecados.

O que fazer para tratar lábios rachados e ressecados

Algumas dicas para tratar os lábios ressecados e rachados são:

1. Usar batons hidratantes

Batons ricos em óleos minerais e vitaminas ajudam a reparar, nutrir e hidratar os lábios ressecados e rachados, podendo ser usados todos os dias. Os batons hidratantes podem conter em sua composição óleo de amêndoa, óleo de coco, manteiga de karité ou vitamina E, por exemplo, no entanto é importante também fazer uso de batons hidratantes com fator de proteção solar (FPS), uma vez que ajuda a proteger contra a ação dos raios de sol, o que poderia também deixar os lábios mais rachados e ressecados.

É possível também fazer um hidratante labial caseiro em casa com propriedades protetoras, reparadoras e nutritivas dos lábios, usando mel de abelha e essência de melaleuca, que pode ser aplicado nos lábios várias vezes ao dia. Confira como fazer o hidratante labial caseiro.

2. Passar bepantol nos lábios

O bepantol é uma pomada rica em vitamina E, além de conter FPS 30 em sua composição, sendo capaz de promover uma hidratação profunda, intensa e prolongada, sendo uma ótima opção para tratar os lábios rachados e ressecados. O bepantol para os lábios promove a renovação das células e, por isso, é capaz de nutrir, hidratar e regenerar os lábios.

O bepantol pode ser aplicado várias vezes ao dia, sempre que achar necessário, sendo importante passar a cada 2 horas quando se expõe com mais frequência ao sol. Veja mais detalhes sobre como usar o bepantol.

3. Fazer esfoliação nos lábios

Fazer esfoliação nos lábios diariamente ajuda a remover as células mortas e promover a regeneração celular, o que deixa os lábios mais macios e suaves, e, por isso, é também uma ótima opção para tratar os lábios rachados e ressecados. O esfoliante para lábios rachados e ressecados pode ser feito facilmente em casa:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de mel; 
  • 1 colher de chá de azeite; 
  • 1 escova de dentes. 

Modo de preparo: 

Para preparar esse esfoliante, deve-se juntar todos os ingredientes em um pote e misturar bem, Em seguida, aplicar a mistura nos lábios e usando uma escova de dentes suave faça movimentos circulares sobre os lábios para os esfoliar. Depois de esfoliar, deixar atuar a mistura durante 15 a 30 minutos, removendo no final com água corrente. 

4. Beber água durante o dia

Beber água durante o dia é importante não só para regular a temperatura do corpo, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a digestão, mas também para promover a hidratação da pele e dos lábios.

Por isso, é importante beber pelo menos 2,5 litros de água por dia, sendo também possível obter a quantidade diária de água recomendada através dos alimentos, como melancia, pepino, abacaxi e maçã, por exemplo, o que também pode ajudar a combater os lábios rachados. No entanto, caso exista dor devido às rachaduras nos lábios, é importante evitar o consumo de alimentos muito cítricos.

Confira no vídeo a seguir alguns alimentos ricos em água que podem ajudar a tratar os lábios ressecados e rachados:

Imagem representativa do vídeo

O que fazer para evitar

É importante também ter alguns cuidados no dia a dia para evitar que os lábios fiquem irritados, vermelhos ou rachados, como por exemplo: 

  1. Não passar a língua nos lábios para molhar ou atenuar a sensação de frio, pois os sais e pH da saliva pioram ou provocam ressecamento;
  2. Evitar retirar a pele dos lábios, já que pode interferir no processo de renovação do tecido, o que pode fazer com que o lábio fique ainda mais ressecado e rachado;
  3. Antes de passar batom ou gloss, aplicar sempre um batom hidratante;
  4. Evitar os batons com fixação de 24 horas, pois os compostos usados a fixação da cor deixam os lábios secos e ressecados; 
  5. Optar por comprar mais do que um hidratante, para que possa ter sempre um disponível (um em casa e outro na bolsa, por exemplo) para aplicar sempre que achar necessário. 

Estes são alguns cuidados que ajudam a prevenir os lábios secos e ressecados, porém se surgirem feridas ou bolhas que não saram deve consultar o dermatologista logo que possível, pois tratar-se de alguma doença, como o herpes labial, por exemplo, e, nesses casos pode ser necessário fazer uso de pomadas com propriedades antivirais ou antifúngicas.

Continuar Lendo