Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

+ 35 ideias pra você!


Confira dicas de como inventar um nome criativo para sua loja, no que prestar atenção e várias sugestões para te inspirar!

Pensar em nomes para loja de acessórios não é uma tarefa tão difícil se unirmos técnicas com imaginação. Por isso, preparamos essas dicas para desenvolver nomes criativos de lojas e ainda reunimos vários deles para te inspirar.

Confira!

Como dar nome a uma loja de acessórios

Dar nome a uma loja de acessórios não é tão diferente de dar nome a uma loja de roupas ou escolher o nome de uma doceria. 

Para qualquer comércio, pensar no nome requer considerar alguns pontos estratégicos. São eles.

1. Pense no seu produto

O ponto de partida para criar o nome de uma loja de acessórios é pensar nos produtos que você vai vender: eles podem fazer parte da nomenclatura ou servir de inspiração.

2. Use seu público para segmentar

O público da sua loja de acessórios é uma excelente fonte de inspiração para o nome.

Seus acessórios são para mulheres, para homens, para estudantes? São acessórios com foco em gestantes, executivas, adolescentes? É para um público mais urbano, praiano, campestre?

Como o nome é uma forma de se comunicar com a clientela, pensar no público permite que você filtre as opções e descarte o que não faz sentido. Assim, o caminho até o nome ideal torna-se muito mais eficiente.

3. Inspire-se consigo mesmo

Sua história de vida, sua jornada no mundo do empreendedorismo ou sua personalidade são ingredientes legais para a receita do nome.

Aqui, a dica é lembrar de algum momento especial da sua trajetória ou até de uma qualidade sua que é bem marcante.

4. Considere localização

Outra forma de dar nome a uma loja de acessórios é considerar a região onde você vai montar seu espaço, a localização onde mora o público que você deseja atingir ou até áreas que são famosas e queridinhas pelas pessoas.  

Aqui entra nome de rua, de bairro, de cidade e até de espaços fictícios populares nos filmes e músicas. 


Como criar um nome criativo para loja de acessórios

Inventar um nome criativo para loja de acessórios fica muito mais fácil se você unir as dicas que citamos acima com referências culturais – e aqui entram personagens!

Isso mesmo: personagens clássicos e queridos de novelas, séries e até dos desenhos animados podem inspirar o seu comércio. Veja alguns exemplos.

Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!

Para loja de bijoux: personagens de novelas

Novelas sempre estão com tudo e algumas delas se tornam clássicas que não saem de moda. Por isso, analisar personagens que investem em brincos, pulseiras e correntinhas para incrementar o look pode te trazer inúmeras ideias bacanas.

Quem não lembra da Carminha, de Avenida Brasil, por exemplo? Uma das vilãs mais marcantes das telas brasileiras e eternizada pelos memes das redes sociais, Carminha usava acessórios elegantes com seus sofisticados modelitos de chefona do crime. E apesar de malvada, a personagem conquistou o telespectador por conta do carisma e atuação da atriz que a interpretou: a Adriana Esteves. 

Carminha, por si só, é um nome interessante, não acha? Fora todas as combinações que você pode montar com ele.

E essa regra se aplica para tantas outras personagens de diferentes novelas e emissoras. 

Para bolsas:  personagens de séries

Séries, principalmente as internacionais, são um prato cheio para quem gosta de moda. O que não falta nas histórias são personagens femininas desfilando pra lá e pra cá com seus looks maravilhosos, que sempre vêm acompanhados das bolsas.

Quer alguns exemplos?

Carrie, da famosa comédia romântica Sex And The City,é uma referência que lembra tudo que é fashion e fará muito sentido para um público de mulheres acima dos 27 anos. 

Para falar com o pessoal mais jovem, lembre-se das meninas de Elite, seriado que está fazendo sucesso entre o pessoal da geração Z.

Para itens étnicos: desenhos animados

Se os seus acessórios têm relação com a cultura de outros países, eis mais uma oportunidade de ser criativo: personagens de desenho animado.

Por exemplo: para uma loja de acessórios com traços do oriente médio, Aladim é um dos vários personagens interessantes que podem inspirar.

Sua loja terá acessórios da cultura japonesa? Personagens queridas de animes, parte da cultura pop do público entre 25 e 40 anos, são ótimas fontes de inspiração para o nome da sua loja.

O que prestar atenção antes de escolher um nome para loja de acessórios

Para escolher um nome para sua loja de acessórios, é interessante pensar em algumas coisas antes de bater o martelo.

1. Escolha nomes fáceis de encontrar na internet

Quanto mais difícil for de escrever o nome do seu comércio de acessórios, mais aumentam as chances de que as pessoas não consigam te encontrar na internet. Procure combinações que sejam simples de digitar e memorizar.

2. Confira se o nome não é registrado por outra pessoa

Não é difícil encontrar nomes iguais em lojas diferentes. Inclusive, é muito comum.

Geralmente isso acontece quando nenhum dos donos das lojas de mesmo nome registram a marca oficialmente.

Nesse caso, não tem problema utilizar nomes iguais. E se as lojas são de ramos diferentes e estão em localidades distantes, é uma situação que sequer afeta as vendas.

Mas se você quer algo mais exclusivo e não quer ter que desmanchar sua marca no futuro, é importante ter alguns cuidados quanto à marca registrada.

Não é difícil, explicamos.

O que é marca registrada e o que fazer

Veja: existe um órgão do governo que serve para registrar o nome do comércio, tornando esse nome uma propriedade de uso exclusivo do empreendedor que o registrou.

Esse órgão se chama INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e no próprio site da instituição você pode fazer uma consulta gratuita de uso de marca. Isso permite saber se o nome que você quer utilizar já está registrado como sendo pertencente a alguém.

  • Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa, você pode utilizá-lo sem medo. Inclusive, se você quiser que ele seja apenas seu, pode solicitar ali mesmo no site do INPI o registro de marca.
  • Se o nome não estiver registrado como sendo uma marca de outra pessoa e você não faz questão de ter um nome exclusivo, resolvido. Basta seguir com a criação da sua empresa. Mas fica o alerta: se no futuro alguém registrar o nome que você está utilizando, ele passa a ser dessa pessoa.
  • Se o nome que você desejaria utilizar está registrado no INPI como marca de outra pessoa, é recomendável que você escolha outro nome – afinal, a marca já pertence a alguém. Se mesmo assim você optar por usar o nome já registrado, corre o risco de que o proprietário da marca descubra e peça para que você deixe de usar a marca. E nessa situação, você teria que mudar.

35 ideias de nomes para loja de acessórios

Separamos algumas ideias de nomes para lojas de acessórios que podem te inspirar. Confira! 

  1. Bijoux da [insira seu nome]
  2. [insira seu nome] Acessórios
  3. Terra dos Brincos
  4. Planeta Bolsas
  5. Saturno Anéis
  6. Colares Carminha
  7. Aladim Acessórios
  8. Sakura Bijoux
  9. Elite Bolsas
  10. Celeste Carteiras
  11. Carminha
  12. Boutique Leblon
  13. Sampa Bolsas
  14. NYC Acessórios
  15. Brilho Urbano
  16. Estrela Cadente
  17. Lua Cheia Pulseiras
  18. Flor de Lis
  19. Madame Flor
  20. Efeito Borboleta Acessórios
  21. Plumas e Paetês 
  22. Vagalume Bijoux 
  23. Ame-se Bijoux
  24. Brincos & Brincos
  25. Anelar
  26. Elegance
  27. Sofistique Acessórios
  28. Moda Mais Brincos
  29. Leve Beleza Bolsas
  30. Brilho Especial
  31. Shine Acessórios
  32. Beleza Urbana
  33. Linda e Leve
  34. Arrumadinha Brincos
  35. Amore Mio Anéis

A Thais deu várias dicas de como escolher um nome criativo para sua empresa. Vale a pena assistir e complementar sua leitura!

Como não perder vendas na sua loja de acessórios

Para não perder vendas na sua loja de acessórios é importante pensar em algumas estratégias. Veja:

  • Pense num nome que mostre um pouco do seu negócio, fale com seu público e que seja fácil de memorizar.
  • Ofereça maquininha de cartão de crédito e débito para seus clientes. Dica: você pode contar com maquininha sem aluguel para não ter custos extras e lucrar mais.
  • Use as redes sociais para postar seus acessórios e vender.
  • Aproveite datas especiais para fazer ofertas, pacotes de presente e combos de acessórios. 

Gostou das nossas ideias de nomes para loja de acess? Conta pra gente nos comentários!

O Dindim por dindim é o portal da SumUp feito para ajudar você a melhorar sua vida financeira. Aqui você vai aprender sobre finanças pessoais e empreendedorismo com quem mais entende do assunto. Ainda não conhece a SumUp? Venha saber mais sobre as nossas maquininhas e soluções financeiras.



Veja mais