15 principais sintomas de hipoglicemia

A hipoglicemia acontece quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos, geralmente atingindo valores abaixo de 70 mg/dL, o que pode acontecer quando a pessoa faz uso de medicamentos que promovem a diminuição dos níveis de açúcar no sangue ou não toma insulina na dose ou no horário correto, por exemplo. Assim, devido à diminuição do nível de açúcar circulante, é possível que surjam alguns sinais e sintomas, sendo os principais:

  1. Fome e fraqueza;
  2. Náuseas;
  3. Sonolência;
  4. Formigamento ou dormência nos lábios e na língua;
  5. Tremedeira;
  6. Calafrios;
  7. Irritabilidade e impaciência;
  8. Ansiedade e nervosismo;
  9. Alterações no humor;
  10. Confusão mental;
  11. Dor de cabeça;
  12. Palpitações cardíacas;
  13. Falta de coordenação nos movimentos;
  14. Convulsões;
  15. Desmaio.

Estes sintomas podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em pessoas com diabetes, quando é mais difícil manter o controle dos níveis de açúcar no sangue.

15 principais sintomas de hipoglicemia

Como confirmar se é hipoglicemia

Para saber se é hipoglicemia, é importante que seja feito um teste de glicemia, em que é medida a concentração de açúcar no sangue, podendo o exame ser feito em jejum ou não de acordo com a orientação do médico.

esse exame pode ser feito através da coleta de uma amostra de sangue no laboratório ou através do glicosímetro, que é um aparelho portátil em que é feita a coleta de uma pequena amostra de sangue na ponta do dedo, sendo o resultado indicado em poucos segundos. De forma geral, é considerado hipoglicemia quando os níveis de açúcar são menores que 70 mg/dL. Conheça mais sobre os exames para avaliar a glicose no sangue.

O que fazer

Ao sentir os primeiros sintomas ou identificar alguém com sinais de hipoglicemia, deve-se sentar e oferecer alimentos ricos em açúcar ou carboidratos de fácil digestão, como 1 copo de suco de frutas, meio copo de água com 1 colher de sopa de açúcar ou 1 pão doce, por exemplo. Após 15 minutos, deve-se verificar se os sintomas melhoraram e, se possível, medir a glicemia. Se o resultado ainda estiver abaixo de 70 mg/dl ou se os sintomas persistirem, deve-se procurar o pronto socorro para obter ajuda médica.

Se nesse período, a pessoa desmaiar, deve-se chamar imediatamente ajuda médica e esfregar uma pasta de açúcar, feita com algumas gotas de água, no interior das bochechas e debaixo da língua. Esta técnica ajuda a garantir uma rápida absorção de açúcar e também evita o risco de engasgamento que pode surgir ao se dar água com açúcar. Veja o que fazer em caso de hipoglicemia.

Continuar Lendo

DIVULGALINK We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications