Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

10 dicas de Reels para viralizar no Instagram


Ser grande nas redes sociais hoje em dia é a primeira parte da garantia de sucesso de uma marca ou criador de conteúdo, e viralizar no Instagram abre portas para maior exposição e maiores ganhos. Por isso separamos aqui dicas de reels para alcançar grandes números no Instagram.

As dicas servem como uma orientação para melhorar a exposição dos reels no Instagram, a verdade é que ser grande em qualquer rede social exige tempo, disciplina e muita, muita criatividade. Não é apenas postar uma foto, como antigamente, mas sim, criar conteúdos relevantes e que prendam a atenção do espectador. Então vem com a gente, que iremos te mostrar algumas dicas essenciais para você saber como começar a crescer usando o Instagram Reels.

Entenda o algoritmo do Instagram

Antes de qualquer coisa, precisamos primeiro entender como funciona o algoritmo que comanda a relevância de indicações. Sim, o algoritmo está sempre em mudança, por isso é sempre bom que estejamos antenados sobre o que está sendo falado sobre ele.

Primeira dica é: sempre siga pessoas que estejam falando do algoritmo e suas mudanças. Inclusive, o próprio perfil Creators do Instagram é um ótimo ponto inicial, pois lá eles estão sempre atualizando e ajudando a entender o funcionamento da rede social.

Perfil do Creators dá dicas para os criadores de conteúdo na plataforma – Foto reprodução @creators

Conteúdos originais

Não recicle seu vídeo postado na rede social vizinha, pois o algoritmo vai jogá-lo para escanteio. O algoritmo reconhece a marca d’água aplicada aos vídeos por outras plataformas, como o TikTok, e baixa a relevância deste conteúdo. Aproveite o tutorial no Showmetech que mostra como baixar os vídeos do TikTok.

Uma dica extra é que você edite seus conteúdos utilizando aplicativos de terceiros, dispensando as ferramentas do Instagram. Um ótimo aplicativo para editar seus vídeos é o CapCut disponível para Android/IOS, que é rápido, fácil e tem várias ferramentas ótimas para facilitar seu trabalho.

Temos também dicas de outros aplicativos para editar vídeos, que podem ajudar muito a criar conteúdos diferenciados.

Qualidade

Imagem de baixa qualidade no instagram reels
Não são apenas seus olhos: o algoritmo do Instagram também percebe vídeos de baixa qualidade. Imagem: Showmetech

Vídeos de baixa qualidade também serão dispensados pelo algoritmo. Então limpe bem sua câmera, grave em lugares iluminados, disponha de legendas que não cubram completamente a tela e use sempre a proporção correta na hora de gravar, que é 16:9 — na vertical, para que não fique com bordas no vídeo.

Encontre seu nicho e seja especialista

Agora que já sabe o básico sobre o algoritmo, precisa descobrir primeiro no que você é bom, como pode melhorar e entender com quem quer falar, ou seja, encontre seu nicho e vire referência naquilo. Claro que isso não é milagroso. Como disse lá, exige tempo, disciplina e criatividade. Mas saber quem é seu público é o primeiro passo para saber como você conversará com ele.

Dicas de reels
Encontrar seu nicho e sua própria maneira de criar seus conteúdos é o primeiro passo para conseguir se organizar – Créditos: Agência Klens

Importante ter em mente que apesar de fazermos vídeos de forma unilateral — ou seja, sem um interlocutor direto — todo conteúdo é uma conversa. Seu espectador precisa interagir com você para que gere engajamento, e crie mais interesse no conteúdo.

E não desanime porque seus primeiros vídeos não alcancem grandes números, como tudo na vida, o Instagram funciona na tentativa e erro. Então continue se esforçando e criando seu conteúdo, que uma hora ou outra seu público vai chegar até você.

Faça vídeos criativos

E é aqui que entra então a parte que pode ser mais desafiadora: a criatividade. Com tantas pessoas criando conteúdos, pode ser complicado algo que seja realmente diferente de tudo. Mas a verdade é que mesmo “reciclando” ideias de conteúdo de outras pessoas, você sempre pode dar um toque especial, algo que só você consegue fazer. A criatividade nem sempre é sobre fazer algo absurdamente diferente, mas sim sobre como você pode dar seu próprio toque pessoal em uma tendência que está em alta.

Outras dicas de reels criativos são:

  • Vídeos divertidos, que prendam a atenção do público, tenham alguma surpresa ou alguma reviravolta;
  • Que sejam inspiradores, e que possam fazer com que outras pessoas criem conteúdos a partir do seu;
  • Utilize todo o arsenal de ferramentas disponíveis tanto no Instagram quanto em outros apps que você possa usar. Então coloque filtros, use legendas, efeitos de transição e outras coisas que possam deixar seu vídeo único;
  • Use músicas da biblioteca musical do Instagram, crie um áudio original ou se preferir, baixe músicas de aplicativos externos.

Lembra quando falei que fazer reels exige disciplina? Manter um calendário de postagens, já planejar seus conteúdos com antecedência e ter em mente o que você vai fazer é muito importante. Mais do que apenas postar coisas aleatoriamente, você precisa criar um conteúdo relevante e diferenciado, então isso irá exigir planejamento.

Dicas de reels
Mantenha a frequência de postagens

Lembre-se que frequência não significa postar todos os dias, mas postar em períodos definidos — como a cada dois ou três dias, ou em dias fixos da semana. A consistência é amiga do algoritmo.

Identifique as tendências

Quando você tem seu planejamento com os conteúdos que quer levar para seu público, fica mais fácil se ajustar para produzir conforme as trends que estejam bombando. Então uma dica de reels importantíssima é todos os dias de manhã você entrar na aba do Reels e olhar o que criadores estão postando.

Instagram reels
Identificar as trends também é importante na hora de usar o Instagram Reels

Tem alguma música que está sempre se repetindo? Uma coreografia, um efeito que está sempre aparecendo? Salve esses áudios e efeitos e veja como você pode usar isso para seu conteúdo.

Comentei rapidamente ali em cima sobre as músicas, mas aqui vale um reforço, pois as músicas e áudios que estão disponíveis no Instagram são uma parte fundamental obter muitas visualizações nos reels. Mas nem sempre as opções disponíveis ali podem combinar com seu conteúdo, então não tenha medo de ousar em buscar outras formas de inserir uma trilha para seu vídeo, e de editar ou fazer um mix.

10 dicas de reels para viralizar no instagram. Quer viralizar no instagram, crescer em números e apresentar sua marca ao mundo? Dá só uma olhada nessas dicas de reels que está sendo a ferramenta principal no algorítimo do aplicativo
Fazer reels criativos também exige uma boa trilha sonora – créditos: Reprodução

Aqui no Showmetech já demos dicas de ótimos aplicativos para baixar músicas no celular, dê uma olhada e tenha sempre opções variadas para ter um conteúdo mais relevante.

Inclua textos e legendas

Entre todas as dicas de reels, usar legendas é uma das mais relevantes. Por dois motivos: o primeiro é a acessibilidade. O uso de legenda e de textos alternativos é muito necessário, porque pessoas deficientes auditivas conseguem acessar seu conteúdo.

E o segundo motivo é que muitas pessoas acabam assistindo ao vídeo com o áudio desativado, então ao usar legenda, você mantém essa pessoa assistindo seu conteúdo, mesmo que ele não esteja necessariamente ouvindo o que você diz.

Dicas de reels
legenda do vídeo do reels no feed
Dicas de reels
legenda vista na aba de reels

Outra coisa importante é o posicionamento do seu texto no vídeo. Se você não colocar a legenda onde pode ser facilmente visível as pessoas podem deixar de ver seu conteúdo. Então sempre posicione a legenda dentro da proporção 4:5, assim quem ver no feed acaba conseguindo ler também.

O Instagram possui ferramentas de textos, mas essa autora aqui prefere usar o CapCut para legendar os vídeos. Lá ele cria a legenda automaticamente, e você só precisa revisar a ortografia.

Dicas de reels
Cap Cut – aplicativo disponibiliza ferramenta de legenda automática – foto: Reprodução

Uma forma de ganhar mais tráfego é recebendo visitas no seu perfil, e claro direcionando-o para o seu link que fica na sua bio — seja de venda ou para suas outras redes sociais. Então uma coisa legal a se fazer é criar conteúdos que possam fazer com que as pessoas entrem no seu perfil. Use chamadas criativas, legendas chamativas, e todas as ferramentas disponíveis para que as pessoas olhem seu perfil. Uma dica é usar alguma ferramenta, como o Linktree ou o Milkshake, para organizar seus links. Assim as pessoas têm um acesso mais rápido para seus demais conteúdos.

10 dicas de reels para viralizar no instagram. Quer viralizar no instagram, crescer em números e apresentar sua marca ao mundo? Dá só uma olhada nessas dicas de reels que está sendo a ferramenta principal no algorítimo do aplicativo
Foto: reprodução
Dicas para viralizar no instagram com o reels
mantenha um link com conteúdos organizados – Foto: reprodução

Não é só sair colocando um milhão de hashtags aleatórias que vai funcionar. Você precisa usar as hashtags que sejam relevantem para o seu conteúdo. Lembra quando falamos sobre identificar seu público e seu nicho? É sobre isso também. Então sempre use as hashtags que sejam importantes para quem você está tentando alcançar e assim as pessoas que querem saber sobre seu conteúdo podem te encontrar por ela.

10 dicas de reels para viralizar no instagram. Quer viralizar no instagram, crescer em números e apresentar sua marca ao mundo? Dá só uma olhada nessas dicas de reels que está sendo a ferramenta principal no algorítimo do aplicativo
Não utilize muitas hashtags, e seja objetivo na hora de escolhê-las

Ah e outra dica é, não use muitas. Não precisa usar 10/20 hashtags, entre 3 e 5 é o suficiente para o algoritmo entender sobre o que é seu conteúdo e indicar para as pessoas que tem interesse neles.

Publique seu reels no feed e nos stories

E por último e não menos importante: utilize o botão de compartilhar seu reels no feed. E sempre reposte também no seu story, usando figurinhas que instiguem seu seguidor a clicar no vídeo. Caso você goste de ter um feed harmonioso, no reels é possível adicionar capas, assim seu feed vai continuar todo organizado.

Dicas de reels para viralizar no instagram
Utilize capas para manter o seu perfil organizado e identificar os temas dos reels- créditos: Reprodução @abalaurabooks

Ao publicar no feed, quem visitar seu perfil terá a chance de ver o seu conteúdo do reels sem necessariamente trocar de abas, aumentando as visualizações do seu conteúdo.

Veja também

E então, o que achou de nossas dicas? Acha que esquecemos alguma? Comente aqui! E claro, não deixe de ver nossas dicas de como viralizar no TikTok e seja grande em todas as redes sociais.

Fontes: Latter Blog | BeeBom





Veja mais